Vectra Hatch GT (Astra Europeu)
#1
Postou 26 julho 2007 - 10:59
(13-06-07) - Hábil em manter seus produtos na mídia, a General Motors volta a adotar a técnica de divulgação paulatina de informações sobre novos produtos. De início, a marca fez isso com o Chevrolet Prisma, afirmando sempre que seria um carro totalmente novo e não um Celta sedã. Agora, ela faz o mesmo com a pretensa versão hatch do Vectra, nada mais do que a nova geração do Astra na Europa. Aqui no Brasil, a empresa já definiu: o Astra europeu se chamará Vectra GT e chega no segundo semestre deste ano ao mercado.
Conforme havíamos antecipado em fevereiro (leia mais sobre isso aqui), quando a empresa divulgou que tinha tido parte no desenvolvimento do Saturn Astra, isso indicava o lançamento de um novo produto no Brasil. Só não imaginávamos que o carro seria chamado de Vectra hatch, ou GT, como se sabe agora que ele será batizado, ainda que fosse algo mais do que previsível.
Em países mais desenvolvidos acontece um fenômeno muito interessante com os automóveis. A cada nova geração eles costumam ganhar corpo, crescendo em entreeixos na mesma medida em que seus primeiros compradores conseguem empregos melhores, começam a ter filhos e precisam de carros com mais espaço interno. É como se eles evoluíssem junto com o consumidor.
O Golf, o Passat, o Fiesta, o Corolla e o Civic são exemplos disso, entre outros modelos. O Kadett, por exemplo, era a evolução do Chevette, que se chamava Kadett, na Europa. No Brasil, isso era seguido mais porque os projetos vêm de lá do que por uma necessidade de mercado.
Ainda não há, no Brasil, um mercado com volume razoável para carros mais luxuosos, em boa medida por conta da alta carga tributária praticada por aqui. O Vectra europeu seria muito caro para produção nacional, segundo a GM, o que permitiu o nascimento do modelo atualmente à venda, um Astra com entreeixos maior, em termos muito simplistas.
Na verdade, o carro utiliza a plataforma da Zafira, que é derivada da do Astra. Tanto é assim que o Vectra nacional foi lançado no Leste Europeu como Astra Sedan, o que mostra que ele é um carro adequado a países emergentes.
O sedã derivado do modelo europeu do Astra, mais moderno, custaria muito caro, na Polônia e no Brasil. Só que lá, por conta da proximidade com o mercado da Europa ocidental, foi mantida a identidade do modelo.
Para que o Astra europeu pudesse ser lançado no Brasil, ele precisaria levar o nome de um modelo mais luxuoso: Vectra. Não se assuste, portanto, se a próxima geração do Astra for exatamente igual ao novo Corsa europeu (leia mais sobre ele aqui).
Prova de que o novo Vectra GT é o Astra está nas próprias fotos divulgadas hoje pela empresa, respectivamente as três primeiras da galeria ao lado. Fora a primeira imagem, uma ilustração absolutamente desnecessária, considerando que o carro já existe, as duas fotos seguintes, do emblema GT, mostram parte da lanterna.
No material de divulgação do Astra europeu, que leva o emblema da Opel, há um carro da mesma cor, com o mesmo close da lanterna, só que do outro lado. Trata-se da quarta foto da galeria. Leia atentamente o nome que o emblema do carro traz.
A chegada no novo hatch, mais do que a tentativa de conquistar consumidores interessados em carros médios mais sofisticados, aponta para a aposentadoria do Astra Sedan, que pode ser suprido pelo Vectra Expression e pelo GT.
De qualquer forma, o que o GT pode indicar mesmo é uma estratégia mais ampla. Com a produção do hatch, fica mais fácil para a GM produzir também a versão perua, um produto que ainda não foi lançado no Brasil e que está nas duas últimas fotos da galeria.
Se a tendência de retorno das peruas ao mercado se consolidar, como as vendas da Mégane Grand Tour e da Jetta SW devem começar a mostrar em breve, é bem possível que a GM se preocupe em incluir uma perua grande novamente em sua linha. Ainda mais ela, que sempre se orgulhou de ter a linha mais completa do mercado.
Fonte: WebMotors
Mais fotos: http://www.webmotors...lpub?hnid=37729
#2
Postou 26 julho 2007 - 11:01
Cada mais zóiudos estes carros. Eu hein.
#3
Postou 26 julho 2007 - 15:46
A pretensão da empresa é comercializar cerca de 15 mil unidades do novo carro a cada ano. O presidente da GM no Brasil e Mercosul, Ray Young, afirmou que o Vectra GT se situa na "categoria dos modelos 'premium', e tem como objetivo oferecer ao consumidor o que existe de melhor no que diz respeito à tecnologia automotiva mundial".
Traduzindo, será um carro caro: seu público-alvo tem entre 30 e 50 e pertence à classe A, segundo a GM. Os Vectra atuais começam em R$ 56 mil e chegam a R$ 83 mil.
O Vectra GT será produzido na fábrica de São Caetano do Sul, na região do Grande ABC (SP), apenas na configuração hatchback quatro portas. O motor será o Flexpower de quatro clindros, oito válvulas e capacidade 2.0. Em termos da "família" de carros da GM, ele se situará, de acordo com a montadora, entre o Astra hatchback e o Vectra sedã.
#4
Postou 26 julho 2007 - 16:12
Que nojo!
[]'s
#5
Postou 26 julho 2007 - 16:16
tem antena shark ? aff hehehehe
#6
Postou 26 julho 2007 - 16:17
#7
Postou 26 julho 2007 - 16:46
#8
Postou 26 julho 2007 - 17:19
#9
Postou 26 julho 2007 - 17:25
A GM na Europa só tem modelos interessantes. www.opel.pt
Aqui a Chevrolet só faz .
Acho que a fábrica da Gm deveria fechar e dar lugar a empresários talentosos com Gurgel ou Miura. Falando sério.
Prefiro Gurgel super-mini, Br-800 ou Tocantins do que essas bostas que a Gm fica lançando.
#10
Postou 26 julho 2007 - 17:30
[]s
#11
Postou 26 julho 2007 - 17:39
Se um modelo desse para do lado até os Calibras turbo tremem na base.
Este post foi editado por David: 26 julho 2007 - 17:41
#12
Postou 26 julho 2007 - 17:53
pelo menos se nao paga 90 mil reais por um carro que ta mais pra um frankstein com tecnologia de vanguarda
com uns 10 mil da pra fazer isso no br 800 e ainda sobra 80 mil pra um investimento decente
#13
Postou 27 julho 2007 - 10:44
O fato é que esse novo Celtão é bem esquisito, e 10 x mais feio que o zoiúdo europeu.