Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Avião A320 cai aqui perto

• Por favor, faça o login para responder
238 respostas neste tópico

#61 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 18 julho 2007 - 15:52

Falou o Sr. Fodástico.

É o mínimo que vc deveria saber, trabalhando na Embraer.
Eu sou apenas alguém que gosta de aviação.

Se me fale onde está a "merda" no que falei.

[]s
  • 0

#62 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 18 julho 2007 - 15:56

Calma tetéia...

Este post foi editado por Erick Nagy: 19 julho 2007 - 08:03

• 0

#63 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 18 julho 2007 - 16:00

Então antes que eu me esqueça, vai se foder.

Se eu respondi a pergunta de forma mais "popular", e não tão técnica como vc, fique quieto. Não é por vc ter feito um CTRL C, CTRL V de algum site aí que sua resposta tenha sido melhor ou não, em relação à minha.

[]s
  • 0

#64 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 18 julho 2007 - 16:01

HAEUEHAUEAHAEUAEH tudo é motivo pra briga agora aqui?

Gostei das explicações.
  • 0

#65 racerX

racerX
  • AMIGO
  • 1.045 Posts:

Postou 18 julho 2007 - 16:05

pessoal anda muito exaltado... quem mandou esconder o topico X-Rated -_-
  • 0

#66 EwertonGSI

EwertonGSI
  • AMIGO
  • 1.067 Posts:

Postou 18 julho 2007 - 16:12

Minha teoria no momento é que o piloto picareta pousou um pouco a frente do ponto, teve a impressão que não conseguiria freiar a tempo, sabia do reversor, amarelou e tentou arremeter, mas fez merda ou não dava tempo!  <_<

Concordo.
Só n da pra ter ctz qto ao ponto de pouso. O resto deve ser por aí mesmo, freiou freiou viu q n ia conseguir, acelerou e n conseguiu velocidade suficiente pra levantar voo.
  • 0

#67 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:

Postou 18 julho 2007 - 17:32

Se eu respondi a pergunta de forma mais "popular", e não tão técnica como vc, fique quieto. Não é por vc ter feito um CTRL C, CTRL V de algum site aí que sua resposta tenha sido melhor ou não, em relação à minha.

[]s

<{POST_SNAPBACK}>

Infelizmente minha empresa bloqueou os tópicos de viados novamente e não consigo ler, mande no meu email pessoal que eu leio em casa! :rindo

Já editei meus posts para remover qquer agressão á sua pessoa, estava apenas te apurrinhetando, me desculpe por te ferir por dentro, mas eu sou grosso mesmo! :P

Abrax.

Eu

Este post foi editado por Erick Nagy: 19 julho 2007 - 08:05

• 0

#68 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7.097 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 06:32

Ele e os demais mecânicos já viram o data-sheet do avião no sistema deles, e somado ao fato e ao que foi visto na pista eu já sei o que ocorreu, só não posso postar aqui.

<{POST_SNAPBACK}>

Fabião, fico feliz por tudo estar bem com seu irmão.

Pegunta técnica, o que seria o "data-sheet" que vc se refere, seriam os dados do FDR (caixa preta)? Ou, seria o log-book (dados de manutenção/panes)?

<{POST_SNAPBACK}>

Opa, Nagy, quando falei em data-sheet me referia ao log-book, e não à caixa preta.

Quem tem contato com pessoas que fazem manutenção em aviões ou então conhecer bem do assunto, como no seu caso, sabe que é praticamente impossível um avião decolar com 0 panes, não sei ao certo os termos técnicos em aviação, mas é como se existisse uma pontuação determinada para que um avião, após o check, seja liberado para o vôo. Se ele tiver um tipo de pane que ultrapasse tal pontuação, essa única pane impede o avião de ser liberado, e pode ocorrer de um avião ter 5 panes leves e mesmo assim ele seja liberado LEGALMENTE. Isso é de conhecimento da Anac e Infraero, portanto mesmo que puxem o log-book do A-320 e ele apontasse algumas panes, iso de nada vale, caso esteja dentro do que manda a lei.

É isso o que eu fiquei sabendo, e o que o meu irmão disse era que o log-book foi visto por todos, haviam panes sim, mas não tinha nada fora da lei. Além disso, esse A-320 eram um avião novíssimo, foi comprado em dezembro passado, estava tudo ok, portanto descarto a possibilidade de ter sido problema unicamente da aeronave, pode sim ter sido uma sucessão de erros, o que é muito mais provável.

Abrax
  • 0

#69 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 07:59

Ele e os demais mecânicos já viram o data-sheet do avião no sistema deles, e somado ao fato e ao que foi visto na pista eu já sei o que ocorreu, só não posso postar aqui.

<{POST_SNAPBACK}>

Fabião, fico feliz por tudo estar bem com seu irmão.

Pegunta técnica, o que seria o "data-sheet" que vc se refere, seriam os dados do FDR (caixa preta)? Ou, seria o log-book (dados de manutenção/panes)?

<{POST_SNAPBACK}>

Opa, Nagy, quando falei em data-sheet me referia ao log-book, e não à caixa preta.

Quem tem contato com pessoas que fazem manutenção em aviões ou então conhecer bem do assunto, como no seu caso, sabe que é praticamente impossível um avião decolar com 0 panes, não sei ao certo os termos técnicos em aviação, mas é como se existisse uma pontuação determinada para que um avião, após o check, seja liberado para o vôo. Se ele tiver um tipo de pane que ultrapasse tal pontuação, essa única pane impede o avião de ser liberado, e pode ocorrer de um avião ter 5 panes leves e mesmo assim ele seja liberado LEGALMENTE. Isso é de conhecimento da Anac e Infraero, portanto mesmo que puxem o log-book do A-320 e ele apontasse algumas panes, iso de nada vale, caso esteja dentro do que manda a lei.

É isso o que eu fiquei sabendo, e o que o meu irmão disse era que o log-book foi visto por todos, haviam panes sim, mas não tinha nada fora da lei. Além disso, esse A-320 eram um avião novíssimo, foi comprado em dezembro passado, estava tudo ok, portanto descarto a possibilidade de ter sido problema unicamente da aeronave, pode sim ter sido uma sucessão de erros, o que é muito mais provável.

Abrax

<{POST_SNAPBACK}>

Opa! Fala aí?!

Então, existe sim um controle como vc explicou, mas não é bem uma pontuação.

Existe uma Lista de Equipamentos Mínimos (Minimum Equipment List - MEL), que é desenvolvida pelo fabricando do avião, e aprovada pelas autoridades. Ela pode variar de operador para operador tbém, como cada país tem uma autoridade regulamentadora diferente e o operador deve adaptar a lista a legislação local.
Mas, as diferenças são para menos (do que o original Master MEL), nunca para mais itens.

Desta forma, tem coisas que podem ser dispachadas inoperantes, e elas têm categorias, A (1 dia), B (3 dias), C (10), D (120)... Que é o tempo que se tem para resolver o problema.
Muitos equipamentos trazem limitações operacionais às acft, ou um equipo pode afetar mais de um sistema, etc...
Além disto, o piloto sempre pode rejeitar uma acft. com algum item que ele não se sinta confortável (ex. Autopilot, muito piloto não sabe mais voar sem ele! :unsure: ).

Difícil um mecânico que libere a acft. ilegalmente, pois o dele está na reta, ele segue esta lista, e o piloto tbém deve (ou deveria) se fazer ciente de todos os items inop assim que recebe uma acft. para voo.

Abrax.

Eu
  • 0

#70 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2.209 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 08:50

[]s

<{POST_SNAPBACK}>

Infelizmente minha empresa bloqueou os tópicos de viados novamente e não consigo ler, mande no meu email pessoal que eu leio em casa! :rindo

Já editei meus posts para remover qquer agressão á sua pessoa, estava apenas te apurrinhetando, me desculpe por te ferir por dentro, mas eu sou grosso mesmo! :P

Abrax.

Eu

<{POST_SNAPBACK}>

a galera acordou de TPM hj... KKKKKKKKKK
  • 0

#71 Ricardo-Osasco

Ricardo-Osasco
  • AMIGO
  • 573 Posts:
  • Localidade:Osasco - Sampa

Postou 19 julho 2007 - 08:50

Bom dia !

Maiores dados sobre algumas vitimas :

http://www1.folha.uo...4/vitimas.shtml

Abraço
  • 0

#72 racerX

racerX
  • AMIGO
  • 1.045 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 09:34

Bom dia !

Maiores dados sobre algumas vitimas :

http://www1.folha.uo...4/vitimas.shtml

Abraço

<{POST_SNAPBACK}>

aff... virou BBB isso... ja ja sai na Contigo <_<
  • 0

#73 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 09:46

Vc viram o vídeo do avião pousando?

Fala sério, o cara passou a 400 por hora na frente da torre, será que ele achou que ía conseguir frear naquele espaço?
  • 0

#74 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 10:03

http://www.estadao.c...30785E55656A4EF
  • 0

#75 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2.209 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 10:03

Fala sério, o cara passou a 400 por hora na frente da torre, será que ele achou que ía conseguir frear naquele espaço?

<{POST_SNAPBACK}>

Com certeza ele nao estava brincando de Flight Simulator.... deve ter ocorrido alguma pane na aeeronave.. é interessante esperarmos as informações da caixa preta antes de meter o pau no pobre piloto que virou carvao...

;)
  • 0

#76 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 10:13

Não estou metendo o pau.
  • 0

#77 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 11:28

<{POST_SNAPBACK}>

Eu ví o vídeo.. realmente foi impressionante a velocidade no qual passou..

Tô achando que falhou os reversos, e o único meio de frenagem que o piloto tinha eram das rodas do trem de pouso, porém, aquaplanando, perdeu atrito para utilizar esses freios..e a merda foi feita..

Acho que o piloto pouco tem culpa caso minhas suposições acima sejam verdade... Agora, única coisa, que eu .. pobre leigo, aspirante de aeromodelismo, questiono, foi o fato dele ter arremetido em tão pouco espaço.. Será que não estava óbvio que as turbinas não iriam dar conta de arremeter em tão pouco espaço?

É nessas horas que eu entendo quando meu colega piloto diz: "vc pode ser jovem, ser um super piloto por questões de habilidade nata para a coisa.. pode até pilotar melhor que outro piloto com 30 anos de vôo.. Mas nunca você terá a experiência dele.. o dia que acontecer uma shit, ela saberá o que fazer.. você irá se desesperar e possivelmente fazer merda."

Mas isso são só suposições..afinal, nem sei a idade do piloto..quantas horas de vôo tinha.. E também acho sacanagem descer a lenha em uma pessoa que hoje é falecida.

O fato é que foi estranho ele ter tentado arremeter em tão pouco espaço.. Não faltou pouco.. faltou MUITO empuxo pra isso..

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#78 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 11:42

Matheus, a influência do T/R na frenagem já foi discutido aqui algumas páginas atrás! ;)

Meter pau ou não em pessoa falecida nada tem a ver com desvendar os fatos, se o cara contribuiu com o acidente, que seja dito!

Como já citado tbém, vários fatores contribuíram para o acidente e ainda sabemos poucos deles.

Os pilotos tinham 54 anos cada, um era ex-capt da falecida Trans-Brasil, e o outro ta há uns 20 e poucos anos na TAM!

Abrax.

Eu
  • 0

#79 EwertonGSI

EwertonGSI
  • AMIGO
  • 1.067 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 11:42

É o q aparenta né...

Ele tava em velocidade de pouso ali, e pelo jeito não conseguiu diminuir quase nada do ponto onde o nariz toca o chão até onde começa a filmagem.

O problema q ele fica com as turbinas em idle dps q o trem da frente toca o chão, daí toma a decisão de arremeter, até q a turbina começe a girar rápido o suficiente pra acelerar o avião já percorreu mtos metros da pista.

Já q o Erick falou q o reverso contribui cerca de 25% do poder de frenagem, e os freios aerodinamicos são cada vez menos eficientes com a queda de velocidade, sobra mto pros pneus.

Nem com o reverso funcionando esse avião iria parar naquela pist.
  • 0

#80 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 11:47

Matheus, a influência do T/R na frenagem já foi discutido aqui algumas páginas atrás! ;)

Meter pau ou não em pessoa falecida nada tem a ver com desvendar os fatos, se o cara contribuiu com o acidente, que seja dito!

Como já citado tbém, vários fatores contribuíram para o acidente e ainda sabemos poucos deles.

Os pilotos tinham 54 anos cada, um era ex-capt da falecida Trans-Brasil, e o outro ta há uns 20 e poucos anos na TAM!

Abrax.

Eu

<{POST_SNAPBACK}>

Ah sim.. eu estou ciente que o reverso não é 100% da frenagem, mas tem uma contribuição de alta relevância mesmo assim..

Como o Ewerton falou, quanto mais baixa a velocidade, menos eficiente é o freio aerodinâmico.... e mais depende do atrito com o solo..

Mas a questão que ainda não entendi, foi ter arremetido em tão pouco espaço..

Tudo bem que poderia ter acontecido um desastre tão ruim quanto se não tivesse tentado arremeter, mas a chances de um desastre menor seriam maiores..

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#81 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 11:57

Poisé, acho que o comandante viu que não tava freando nada o avião e desesperou... Só que a turbina não sobe de giro igual a um Gol 1.08V. Demora pra gerar rotações... e aí já era, acabou a pista.

Acho que não havia o que fazer. Mas, cá entre nós, quem conhece o aeroporto sabe que é 1000 vezes melhor virar pra direita do que pra esquerda ali. Não entendi o que ele tentou fazer virando pra esquerda. Parece que foi tudo ao mesmo tempo, tentou arremeter tarde demais e vendo que não daria, tentou um cavalo de pau no finalzinho... too late.

Achei um artigo bom sobre o acidente.

http://prod.midiaind...07/388423.shtml
  • 0

#82 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 12:00

alemao queria ver o aviao estatelado na bandeirantes mesmo huHUAUHA

Este post foi editado por deadtrash: 19 julho 2007 - 12:00

• 0

#83 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 12:06

Achei um artigo bom sobre o acidente.

http://prod.midiaind...07/388423.shtml

<{POST_SNAPBACK}>

:rindo

Muito bom!
Se já não tivesse visto vc atendendo por apelidos parecidos no MSN, nem saberia que [KRIMINOSO KAMARAT SOVIET] é vc! ;)

Abrax.

Eu
  • 0

#84 EwertonGSI

EwertonGSI
  • AMIGO
  • 1.067 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 12:08

Vai saber o pq da virada né lemão. Quem sabe ele conseguiu subir um pouquinho forçando e perdeu sustentação. Qdo entra num stall desse n da pra ter controle pra onde o avião vai virar.
  • 0

#85 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 12:16

Da próxima vez eu empresto esse motor de aeromodelo que eu estou preparando:

Empuxo garantido para arremeter em qualquer distância! :D

Imagem
  • 0

#86 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 12:29

Vai saber o pq da virada né lemão. Quem sabe ele conseguiu subir um pouquinho forçando e perdeu sustentação. Qdo entra num stall desse n da pra ter controle pra onde o avião vai virar.

<{POST_SNAPBACK}>

Vero, mas caso ele conseguisse virar pra direita, além de ter mais espaço pra reduzir a velô, teria outra vantagem adicional relacionada com o Puppets, como explicado no esquema abaixo:

Imagem
  • 0

#87 Alex Muniz

Alex Muniz
  • AMIGO
  • 712 Posts:
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 19 julho 2007 - 12:41

Tem um fato que acho que esta passando desapercebido.

Quando em procedimento final de pouso, ao tocar o solo com as turbinas a uns 40 a 50% de potencia, imediatamente é acionado o Reverso junto com aceleração total, ai se pergunta, o que não funcionou, o reversor ou o motor?

Quando o reversor não funciona, ele já estaria com 90% de aceleração nos motores e potencia suficiente para arremeter, a potencia do motor só é reduzida quando o piloto tem o avião na mão e a situação sob controle.

Não sou PLA, tenho PP (só o curso, sem a licensa do DAC) mas como ex funcionário da VARIG, fiz inumeros pousos na cabine de diversos tipos de avião em tudo quanto é aeroporto (o mais interessante foi em Lax onde após 30min de espera na taxway acabou o combustivel) , então pelo pouco que conheço acho que realmente tinha algum problema mecânico.

Os pilotos eram muito experientes.
Se tocaram solo depois do ponto ou rápido demais, ainda tinha pista para parar ou arremeter com tranquilidade (acho), pois isso é o Beabá do voo solo, pousar e arremeter, pousar e arremeter, pousar e arremeter.
Não sei se vi bem mas no link do video que o Alemão postou, tem fogo na turbina esquerda, não está nitido se é fogo ou reflexo dos farois.

PS: passei o fim de semana a 1000m em linha reta da pista do aeroporto PQP.
  • 0

#88 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 13:39

Como o Alemão falou, mto estranho ele ter virado pra esquerda, ao invés da direita. Se tivesse virado à direita, teria mais espaço para percorrer ainda dentro do aeroporto.

Alemão, seu fdp. Vou ter q esperar chegar em casa pra ver a foto q vc colocou. Sabe como é... a empresa aqui bloqueia todos estes tipos de site, e tla :rolleyes:

[]s :P
  • 0

#89 racerX

racerX
  • AMIGO
  • 1.045 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 13:51

Imagem

hahahahahaha.... bom, agora fica mais facil pq ja tem os alvos definidos :rolleyes:
  • 0

#90 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 19 julho 2007 - 13:54

O pessoal tá comentando este fogo que o Muniz viu.

De fato, tem uma chama no motor esquerdo do avião.
  • 0