Ele e os demais mecânicos já viram o data-sheet do avião no sistema deles, e somado ao fato e ao que foi visto na pista eu já sei o que ocorreu, só não posso postar aqui.
Fabião, fico feliz por tudo estar bem com seu irmão.
Pegunta técnica, o que seria o "data-sheet" que vc se refere, seriam os dados do FDR (caixa preta)? Ou, seria o log-book (dados de manutenção/panes)?
Mecanismo impediu funcionamento de freio, diz piloto
Comandante também percebeu que a pista estava funcionando sem as ranhuras transversais
Sérgio Duran, do Estadão
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SÃO PAULO - Três pilotos ouvidos pelo Estado, que preferiram não se identificar, afirmaram que um dos reversos do avião da TAM estaria "pinado". O termo, eles explicam, significa que a peça teria um pino para travar o freios. Isso impediria que a aeronave tivesse os freios ativados inesperadamente, como ocorreu na decolagem do Focker 100, em 1996, provocando o acidente que matou 99 pessoas. No entanto, também teria impedido que os freios funcionassem no pouso
Só tem MERDA aí!
Os reversores no 320 e F100 são totalmente diferentes! Nem se pode comparar.
Os reversores em NADA afetam os freios principais das rodas! Isto non ecxiste!
Eles representam uma pequena fração do poder de frenagem de uma aeronave. No A320 eu chuto uns ~25%.
Desta forma, é TOTALMETE viável e LEGAL ter um dos reversores inoperante (travado fechado). Neste avião, provavelmente o outro reversor ainda operava e ajudaria a frenagem.
Quando um reversor está travado, existe um fator de multiplicação no comprimento necessário de pista para pouso. Lógicamente CGH atenteria este requisito do A320.
Desta forma, é especulação um problema de reverso simples (um lado) ser o culpado do acidente. Pode, ter resultado em diminuição (aprox. 10-15%) da capacidade de frenagem, mas não o acidente.
Como em aviação um acidente é causado pela congruência de diversas falhas, podemos já começar a listar:
1. Pista "escorregadia" (Típico de engenheiro de escritório, tipo de engenheiro que nunca pôs a mão na massa, só fica com a bunda na cadeira, num mundo "Guliver", participando de decisões que não tem capacidade por não ter experiência prática e real, só enxerga resultados e segue ordens que não tem culhão de contestar por ser um imbecil. Este tipo de "profissional" coloca a vida de outros em risco constantemente)!
2. Falha do piloto... (a se descobrir, exemplo: pousar fora do ponto de toque ideal, muito adiante na pista).
3. Fatores meteorológicos (chuva acentuada, que diminuiu o coeficiente de atrito da pista).
4. Falhas mecânicas. T/R inoperante, que diminuiu a capacidade de frenagem da aeronave.
5. Diversos...
Abrax.
Eu
Edited by Erick Nagy, 18 July 2007 - 12:04.