Pessoal, vamos fechar o assunto com notícias que fazem sentido, de fontes confiáveis e sem blá-blá-blás e viagens de quem não conheçe NADA de aviação?
Tenho em mãos o AIT (Accident Information Telex) 4 da Airbus para os operadores.
Vou listar os pontos importantes:
Foi confirmado que a acft. foi liberada com o Reverso do motor 2 inoperante cfm previsto na MMEL.
Os proc. do MEL da TAM estavam atualizados, e alertavam o piloto a retardar ambas manetes para IDLE antes do touchdown e selecionar ambas manetes para REVERSO após o touchdown.
Do FDR/CVR:
_ ATC avisou que a pista estava molhada e escorregadia.
_ Flaps/Slats full, ground spoilers armados e autobrakes em MED (Medio).
_ 145 KTS de velociado no approach.
_ Autopilot disconectado em 370 ft, FD e Autothurst ON.
_ A tripulação cita do conheçimento de um reversor inoperante.
Flare e touchdown:
_ Reversor do motor 1 foi acionado.
_ Antes do touchdown a manete do motor 1 foi posta para IDLE (como deveria).
_ A manete do motor 2 permaneceu em Climb (avançada) até o fim da gravação.
_ A aeronave pousou na área de touchdown correta da pista.
Rolagem após pouso:
_ Após touchdown a manete do motor 1 foi selecionada para REVERSO e em seguida (2s) em Máximo REVERSO e ficou até o fim da gravação.
_ Após a seleção de REVERSO o Autothrust desengajou (conforme projeto) e ficou assim até o fim da gravação.
_ Com a manete do motor 2 em CLIMB, o motor permaneceu acelerado e os GROUND SPOILERS não abriram como tbém o AUTOBRAKE não foi ativado (conforme lógica de projeto).
_ Após 11s de touchdown o comando máximo dos freios é feito pelo pilotos.
_ A aeronave saiu da pista a aproximadamente 100 Kts.
FDR/CVR não mostraram nenhum problema mecânico com a acft.
Conclusão, o piloto realmente cometeu um engano.
Incrível tbém é ver que após pousar, eles ficaram esperando o AUTOBRAKE, mesmo após saber que os SPOILERS não abriram!
Agora, espero que toda especulação de pista e reverso pare. Pois não faz sentido nenhum.
Abrax.
Eu