Alemão - SP, em 22/12/2006, 08:43, disse:
Isso é normal do ser humano. Quando alguém consegue um bem para si, é normal despertar inveja nos outros.
A inveja é um elemento importante da seleção natural. Animais sem ambição que não se importam em ter menos do que os outros estão fadados à extinção. O êxito da espécie humana se baseia em comparar-se com o outro e tentar fazer melhor. E assim desde os tempos das cavernas.
Se um peão americano pode comprar um Corvette, ele está certíssimo. Quem não gostaria de ter um puta carro como o Corvette? Se disser que não, está negando o próprio princípio da existência de Foruns automotivos, que é ter um carro mais veloz, melhor... Isso também é baseado na comparação com outros e nada mais é que uma eterna relação de inveja e busca por ser o mais rápido.
É exatamente esse princípio que te move a querer dar um espanco no New-Civic. A situação é a mesma, só mudam algumas referências.
Quando ao fato dos carros novos serem piores, isso é extremamente questionável. Não vejo onde um Civic novo é pior que um Kadett. Pelo contrário, tem mais motor, tem mais chão, é mais equipado, é mais rápido, é mais confortável... enfim, é melhor em tudo.
Não podemos utilizar essas aberrações 1.0 que serviram para popularizar o automóvel entre os pobres e facilitar a "integração automotiva" da população e encher os cofres das montadoras, que vendem um lixo pelo preço de um carro normal de 10 anos antes, que era 1.6 e muito mais equipado.
<{POST_SNAPBACK}>
Aí vc misturou duas coisas..
Ambição com a inveja..
Invejar o vizinho por ele ter algo que a sociedade julga melhor, na minha opinião é pensar de forma fútil e sem personalidade. O que faz ele feliz, não necessariamente me faz feliz(e comigo, graças a Deus ocorre assim).
Pessoas que sentem inveja do vizinho só pq ele tem um carro 0km, ou pq ele tem uma casa com adendos diferentes.. e etc.. São pessoas condenadas a viver em função do marketing televisivo, e ser um escravo dos longos financiamentos, sem nunca ter conquistado nada na vida de fato, e sim apenas vivendo de dívidas.
O mexicano comprou o Corvette não pq ele sabe o que é um V8 LT1, sabe que o monobloco do Corvette tem rigidez superior a algumas Ferrari.. Ele comprou o Corvette apenas para ter status, mas acabou quebrando a cara, pois nos EUA isso não gera status como no México geraria.. Poderia ser um Corvette com chassi de Plymouth, carroceria em fibra de vidro e motor 1.0.. pra ele daria na mesma.
Portanto, isso pra mim não é aprender sobreviver, e sim aprender a não usar o Qi e também provar sua personalidade..seus valores..sem se preocupar como os demais pensam.
E eu posso falar tudo isso acima sem falsidades, pois se eu somasse todos valores gastos em meus carros, motores.. eu poderia ter um carro 0km como todo rapaz que diz "Gostar de carro", gostaria.. Para então eu parar em uma festa, e essas pessoas fúteis que me refiro dizerem: "orra.. vc viu? O sujeito de carro 0km com apenas tantos anos de idade.. Esse ta bem na vida, hein??"..
Agora quando eu paro de Monza.. o pessoal já olha torto e pensa: "ih coitado..esse foi mal sucedido.. ".. E isso me diverte a beça, pois passo a enxergar o quanto as pessoas são alienados e superficiais em suas análises sobre classes sociais.
Agora voltando ao carro.. Qual é o cx do novo Civic? Qual é a distribuição de peso do mesmo? Qual é o coeficiente de rigidez do monobloco? Qual é a espessura dos semi-eixos? Qual é o espaço de acessibilidade mecânica? Como é o setup de suspensão e freios? São passíveis a up-grades?
Analisar carro superificialmente, quase sempre leva ao erro.
Em nenhum momento afirmei que meu Kadett, em seu estado original é melhor que um novo Civic ou qualquer outra espaçonave moderna.
Mas o Kadett tem uma base estrutural excelente para up-grades, e para preparação(monobloco rígido, suspensão de fácil up-grade com kits prontos no mercado externo, paddle plate de competição para freios com duplo cilindro mestre, barras anti-torção traseira, dianteira superior, inferior e central, capô e tampa traseira em fibra de carbono....), além de uma excelente acessibilidade mecânica, que isso eu nunca irei abrir mão.
Eu troco a correia dentada do meu Kadett 16V em 1 hora. Quando eu abro o capô, enxergo tudo.. Não fica nada escondido.
O Civic e demais carros modernos, usam a seguinte teoria na montagem: "largue a bomba nesse cofre do jeito que der.. o dia que der merda, a garantia venceu..".. O Marea 5cil é o exemplo perfeito disso.
O mecânico até chora na hora de fazer manutenção.
Mas saindo da análise mais profunda sobre o carro, e indo para a análise superificial(que 99% dos brasileiros fazem na hora de comprar seu carro).. Concordo plenamente com vc:
-Civic é mais bonito(apesar de eu achar horrível, sei que todos pensam assim)
-Painel do Civic é ultra moderno (prefiro um GameBoy no lugar.. mas sei que a maioria gostou)
-Super confortável (não sinto necessidade de mais conforto do que meus carros me oferecem. Apesar de já ter dirigido carros bem requintados e saber o que é um carro de luxo de verdade, e não apenas um sedan explorador maquiado para aparentar que o investimento nele será bem sucedido)
-Consumo de combustível(Esse ítem é bem relativo e quase sempre manipulado pela mídia impressa, o Focus do meu pai bebe mais que um Monza 2.0 8V que na minha opinião tem um consumo horrível.. )
Portanto..concordo com vc sim que o Civic é melhor.. na análise superifcial, é melhor . Não só o Civic, como o Focus, Vectra Novo, Fusion(os dados de desempenho dele é digno de um Gol CL 1.6 CHT),.. Corolla..
Quote
Carro velho é uma merda. Só quebra.
Só consegui ter paz na vida depois que comprei um 0 km pro dia a dia.
10 meses de uso. Custo de manutenção = 0 reais.
Eu graças a Deus não posso reclamar disso..
meus amigos que tem carros novos(incluso meu pai), já tiveram mais problema do que eu..
Um deles teve pau no ar condicionado, e a fábrica não quer cobrir na garantia.. o outro deu uma batidinha de trânsito, e até hoje está com o farol quebrado pq não tem em estoque nas concessionárias.. e por aí vai..
Eu viajei com meu Kadett pro OpelFest @ 7.000rpm direto e reto..e fui e voltei sem dôr de cabeças.. E o interessante é que presenciei um Audi A3 sendo rebocado na estrada..
Talvez seja por isso que sou tão feliz com meus carros velhos..só me dão alegria!
Sou feliz mesmo sem status quo.
Abraços,
P.S: Se eu fosse o grande PL, compraria o novo Vectra Elegance. Mil vezes mais carro que a espaçonave. Além da acessibilidade mecânica, ter peças de reposição em qualquer das centenas de concessionários GM(imagina pra vc comprar uma lanterna quebrada para o new Civic), tem uma estética que não irá enjoar tão cedo. Tudo que é muito futurístico, revolucionário com linhas impactantes, passa a ser feio bem rápido.. o Citroen XM quando lançou foi um alvoroço..hoje quando vc olha para um, da vontade de vomitar.
Matheus S. Almeida