
Coupé made in RS
JULIANA BUBLITZ, ESPECIAL/ Santa Cruz do Sul/Casa Zero Hora
Fruto de uma iniciativa inédita no Estado, o protótipo de um coupé GT construído artesanalmente vem chamando a atenção de quem passa pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Criado pelo piloto e projetista Mauricio Domingues, 36 anos, e montado com apoio do curso de Engenharia Mecânica da universidade, o carro foi apresentado na semana passada.
O Madom - assim batizado pelo criador - poderá correr nas pistas, alcançando alta velocidade e resistindo a choques, e também pode ser adaptado para percorrer as ruas da cidade. A tecnologia empregada mescla elementos brasileiros e europeus, graças à experiência do idealizador.
- Corri e vivi na Europa durante muitos anos e, em 2003, decidi fazer o meu próprio GT. Voltei ao Brasil com o projeto pronto e com muita vontade de concretizá-lo - conta Domingues.
No Velho Mundo, o piloto conseguiu que os desenhistas espanhóis Oscar Ortiz, da Audi, e Sérgio Delafuente, da Airbus, elaborassem todo o design do protótipo. Com o projeto em mãos, Domingues retornou ao Brasil em busca de apoio para concretizar seu sonho. Desde setembro de 2005, o piloto conta com o auxílio de oito acadêmicos bolsistas e de um professor do curso de Engenharia Mecânica da Unisc na construção do carro, que deve estar pronto em março.
FONTE
SAIBA MAIS...
O carro em números
Comprimento: 4,5 metros
Largura: 2 metros
Altura: 1,2 metro
Rodas: 18" por 10"
Pneus:Dianteiros - 285/40 - 18"Traseiros - 305/40 - 18"
Motor: V6 ou V8
Potência: 300 cv para um motor V6 e 700 cv para um motor V8
Combustível: gasolina ou álcool
Fonte: Mauricio Domingues

