Novos Freios Para O Lancer
#1
Postou 17 maio 2006 - 21:39
Como vou dar uma melhorada de leve no motor, já vou deixar o freio sobrando pra não ter que mexer nunca mais (já é a terceira versão ehehe) ....
Segue breve histórico das aventuras comos freios .....
ORIGINAL
discos diant 236 x 18 mm, peça única (menor que de Gol !!!)
pinças diant originais (1 pistão, com cavalete flutuante)
pastilhas originais
traseiro tambor
Nem preciso dizer muito ... freio menor que de Gol ninguém merece. O sistema original já era insuficiente para o motor original de 105 cv's. Turbinado então, já viu ...
PRIMEIRO SETUP
discos diant 305 x 21 mm, duas peças (pista e cubo em ferro fundido (FoFo))
pinças diant originais, retrabalhadas para caber disco mais grosso
pastilhas originais, ATE
traseiro conversão para disco, 278 x 9 mm (pinça A3T)
Quando fiz o dianteiro fiquei maravilhado com o resultado. Ao fazer a conversão para disco traseiro, acabou ficando com muito freio traseiro, mais forte que o ideal, mas controlável.
ATUAL
discos diant 310 x 22 mm, duas peças (pista FoFo e cubo em alumínio)
pinças diant originais, retrabalhadas para caber disco mais grosso
pastilhas originais, italianas
traseiro 278x 10 mm
Equilibrou um pouco mais, mas ainda em frenagens extremas, a traseira vai primeiro ... Pelo menos, ficou mais controlável. Mas ainda é um perigo que enfrento em curvas com pé no talo.
A pinça original está no limite de desempenho pelo tamanho pequeno das pastilhas.
FUTURO PRÓXIMO
discos diant 330 x 30 mm, duas peças (pista FoFo e cubo em alumínio)
pinças diant Brembo 4 pistões, em alumínio
pastilhas racing, mas com pegada mesmo quando fria
Dessa vez vai resolver o desequilíbrio. Tremenda pinça de alumínio, com pastilhas racing do EVO e discos de competição (maiores que os do EVO que tem 320 x 30). Talvez até precise aumentar a traseira para 290 mm. Vamos ver os resultados práticos.
#2
Postou 17 maio 2006 - 23:17
Com upgrade de motor agora vc consegue encarar um monzeta de SJK?
#3
Postou 18 maio 2006 - 13:34
O conjunto de freios que vc possui em seus carros e monta em carros alheios me causa inveja..
Parabéns pelo excelente trabalho!
P.S: Quero ver esse Lancer Turbo atropelando meu S/R!
#4
Postou 18 maio 2006 - 21:15
P.S: Quero ver esse Lancer Turbo atropelando meu S/R!
Eu também
Obrigado pelos elogios.
#5
Postou 18 maio 2006 - 21:21
Fotos? Fotos?
Com upgrade de motor agora vc consegue encarar um monzeta de SJK?
Vou tirar foto quando tudo estiver pronto e polido, pinça pintada e tudo mais.
Sobre o carro do Matheus eu aprendi que manter a boca fechada é o mais correto pra evitar mal entendido.
Confio no meu carro (mesmo antes das novas modificações), mas sei lá ... esse S/R tem inegavelmente muito valor pela qualidade do trabalho executado. Não é qualquer carro. O comparativo será bem vindo ... vai demorar, mas um dia chega.
#6
Postou 19 maio 2006 - 13:37
#7
Postou 19 maio 2006 - 16:13
freios também contam sem falar peneus .
prova disso é o video Lancer vs Ferrari VS M3 .
como já diria a famosa frase potência não é nada sem controle
legal o video
http://video.google....7241145867052
PS. libera o post ae west !
flws
#8
Postou 26 maio 2006 - 20:31
E aproveitando o embalo, já dei um tapa estético na tampa do cabeçote, estilo EVO:
Este post foi editado por coltlancer: 26 maio 2006 - 20:33
#9
Postou 26 maio 2006 - 21:45
ahahahaha essa realmente foi diferente quem parar 1º .
freios também contam sem falar peneus .
prova disso é o video Lancer vs Ferrari VS M3 .
como já diria a famosa frase potência não é nada sem controle
legal o video
http://video.google....7241145867052
PS. libera o post ae west !
flws
João blz, bem loko esse video, acho bem legal corridas de carros originais, o lancer fez bonito hen, mais ainda prefiro uma modena, hehe.
Abraços
#10
Postou 27 maio 2006 - 22:15
Chegaram hoje as pastilhas de competição para as Brembos, modelo EVOLUTION ...
E aproveitando o embalo, já dei um tapa estético na tampa do cabeçote, estilo EVO:
Tampo de prima!
#11
Postou 27 maio 2006 - 23:25
Já tem fotos do motor montado com ela? O cofre deve ter ficado 10.
#12
Postou 29 maio 2006 - 14:29
João blz, bem loko esse video, acho bem legal corridas de carros originais, o lancer fez bonito hen, mais ainda prefiro uma modena, hehe.
Abraços
Fala Patrão blz.
Eu também prefiro uma ferrari Lógico sem duvidas.
O Video só foi pra salientar que carro não é só motor .
que até peneus fazem a diferença .
Os Ratoeiras racers esquecem disso e mais um pouco. ( é tudo ( custoXbeneficio )
Agora pega o lancer do colt dá pra ver que é um tuning bem feito, cuidando também do motor , freios e assim por diante .
Sem duvidas é muito legal de ver esses tipos de carros do que só os que se preocupam com motor e nada mais, pois dá para notar uma evolução do carro no geral.
Já outros carros não evoluem muita coisa ( uns até por que não tem nem como evoluir fazer milagre também não dá ), continuam sim a "mesma merda" ( desculpe o termo ) só que com motores mais fortes .
abrax.
#13
Postou 29 maio 2006 - 20:10
Já arrumou o motor ou esta indo devagar e com tempo?
[]´s
#14
Postou 29 maio 2006 - 20:26
ficou linda a pintura da tampa de válvulas, Marçal.
Já tem fotos do motor montado com ela? O cofre deve ter ficado 10.
Obrigado, modéstia à parte, eu também achei que ficou bem legal. Não fui em quem fez, pois não trabalho com pintura. Foi feito numa oficina no Alphaville (CrashCar).
Motor montado ??? Vixi, que nada, só tô fazendo esse detalhe pra dar uma cara mais bonita quando estiver tudo pronto (sabe Deus quando).
Talvez mande cromar a pressurização e o coletor, mas não sei ainda se vale o custo.
Muito show Lancer, tbm gostei da tampa de valvulas!
Já arrumou o motor ou esta indo devagar e com tempo?
[]´s
Obrigado. Indo devagar, quase parando. Estou esperando chegar as bronzinas high performance de mancal e de biela, que estão vindo dos USA, junto como jogo de juntas.
Aí tenho que acertar as bielas e os pistões no vira.
O cabeçote está no preparador fazendo fluxo, pra ver se vem um pouco mais de torque em baixa.
Mas vai demorar ainda .... pelo menos começou a andar, depois de 4 meses parados.
#15
Postou 29 maio 2006 - 20:28
Agora pega o lancer do colt dá pra ver que é um tuning bem feito, cuidando também do motor , freios e assim por diante .
Sem dúvida, eu dou valor pro "conjunto da obra".
Tem que afinar os diversos pontos possíveis buscando performance com equilíbrio dinâmico, e um pouco de estética que ninguém é de ferro eheheh.
#16
Postou 29 maio 2006 - 22:31
Obrigado, modéstia à parte, eu também achei que ficou bem legal. Não fui em quem fez, pois não trabalho com pintura. Foi feito numa oficina no Alphaville (CrashCar).
Motor montado ??? Vixi, que nada, só tô fazendo esse detalhe pra dar uma cara mais bonita quando estiver tudo pronto (sabe Deus quando).
Talvez mande cromar a pressurização e o coletor, mas não sei ainda se vale o custo.
Obrigado. Indo devagar, quase parando. Estou esperando chegar as bronzinas high performance de mancal e de biela, que estão vindo dos USA, junto como jogo de juntas.
Aí tenho que acertar as bielas e os pistões no vira.
O cabeçote está no preparador fazendo fluxo, pra ver se vem um pouco mais de torque em baixa.
Mas vai demorar ainda .... pelo menos começou a andar, depois de 4 meses parados.
Marçal, acho que o preparador não soube te explicar os benefícios de ter maior fluxo no cabeçote.
Ao invés de vc ganhar torque em baixa, vc irá perder.. conforme vc aumenta o fluxo nas portas de admissão e escape, mais alto fica o regime de potência e torque. Justamente por isso que os motores com cabeçote 16V possuem a tendência de gerar pico de potência e torque em regime mais alto que os motores com cabeçote 8V, pois os cabeçotes 16V possuem maior fluxo que os 8V.
Se vc quer ganhar mais torque em baixo regime, vc poderia usar um enquadramento de comandos com menor overlap(cruzamento), e substituir a caixa quente da turbina por uma menor, para que venha pressão positiva mais cedo.
Abraços,
Matheus S. Almeida
#17
Postou 30 maio 2006 - 13:34
Sem dúvida, eu dou valor pro "conjunto da obra".
Tem que afinar os diversos pontos possíveis buscando performance com equilíbrio dinâmico, e um pouco de estética que ninguém é de ferro eheheh.
HeHeHe pode cre ,
Por exemplo : Mulheres com conteudo e inteligência é legal , mas por que elas não podem ser Bonitas e gostosas por ai...
É o que todo mundo gosta de ver e querem .
Carro também é assim por que não com muita potência aliado ao conforto de todos os opcionais etc e aliados ao visual bonito que os carros bem feitos tem?
Vai saber talvez muitos prefiram as barangas, e alguns até mesmo por falta de opção .
dai O NeRso fala: olha Minha " Charanga ! "
auhhuau na verdade não é " charanga " ou " caranga " é um carro baranga mesmo e que seja um carro baranga da forte ai os paga pau do cara fala Ôoooo bem louco sua Baranga hein quer dizer , bem louca a sua caranga
fodiz
Parabéns pelo Carro colt
[]s
#18
Postou 30 maio 2006 - 20:58
Marçal, acho que o preparador não soube te explicar os benefícios de ter maior fluxo no cabeçote.
Ao invés de vc ganhar torque em baixa, vc irá perder.. conforme vc aumenta o fluxo nas portas de admissão e escape, mais alto fica o regime de potência e torque. Justamente por isso que os motores com cabeçote 16V possuem a tendência de gerar pico de potência e torque em regime mais alto que os motores com cabeçote 8V, pois os cabeçotes 16V possuem maior fluxo que os 8V.
Se vc quer ganhar mais torque em baixo regime, vc poderia usar um enquadramento de comandos com menor overlap(cruzamento), e substituir a caixa quente da turbina por uma menor, para que venha pressão positiva mais cedo.
Abraços,
Matheus S. Almeida
Posso ter feito confusão mesmo, o torque deve subir, mas não em baixa, confere ?
#19
Postou 30 maio 2006 - 21:02
[]s e boa sorte na montagem do carro!
#20
Postou 30 maio 2006 - 21:23
Uma nova embreagem de cerâmica, agora com seis pastilhas (com molas) e platô de 1150 lbs já chegaram da Displatô. O volante do motor também foi enviado a fábrica para fazer o balanceamento correto do conjunto novo de embreagem, para amenizar problemas de trepidação ao sair.
O chato é ficar esperando as importações dos componentes do motor ....
Enquanto isso os discos estão sendo preparados.
Acho que amanhã já deve ter alguma coisa mais adiantada pra fotografar, como as pistas. Dos cubos talvez amanhã também tenha alguma coisa pra mostrar.
Estamos evoluindo aos poucos ...
#21
Postou 30 maio 2006 - 22:32
O valor do torque máximo irá aumentar após a preparação do cabeçote, mas o giro em que ele irá aparecer, será ainda mais tarde....ou ocorrer algo semelhante na curva da potência também e gera uma curva menos agressiva no torque.. É difícil prever como ficará o comportamento sem fazer inúmeros cálculos com todos dados de admissão, escape e perfil dos comandos do motor em questão.
Por exemplo, o XU10J4 da Peugeot(motor multiválvulas bem semelhante ao C20XE da GM, mas ainda com mais fluxo na admissão do cabeçote), tem torque máximo em um regime consideravelmente baixo para um cabeçote de fluxo tão elevado.. ele aparece em apenas 3.000rpm(contra 4.600rpm do XE).. em compensação, a potência máxima vem apenas a 6.500rpm(enquanto no XE já aparece a 6000rpm)..
e Marçal, pq vc não abre um tópico lá na área de projetos do clube? Assim vc coloca todo o histórico do carro detalhado.. passo a passo.. Ficaria bem legal.
Abraços e boa sorte nas mod´s,
Matheus S. Almeida
#22
Postou 30 maio 2006 - 22:43
Não é naqueles picaretas da Racer-X não certo?
O que vc conseguiu para substituir o módulo de pedras, ops, da CM?
Abrax,
#23
Postou 31 maio 2006 - 02:11
#25
Postou 31 maio 2006 - 03:30
é foda conseguir o cambio 6 marchas do 306 GTI??
#26
Postou 31 maio 2006 - 08:19
Marçal, onde vc está fazendo o carro?
Não é naqueles picaretas da Racer-X não certo?
O que vc conseguiu para substituir o módulo de pedras, ops, da CM?
Abrax,
O carro está na Tecnobox, na Clodomiro Amazonas, que é uma oficina especializada em preparação de Mitsubishis.
O cabeçote está com o Sérgio Pires, da Sérgio Performance de Sto. André. O único que tem dino de bancada que eu conheço.
A MEG e um bico auxiliar monoponto foram substituidos por 4 bicos multiponto no coletor de admissão (individualizados) e controlados por uma HIS FULL.
E os freios estão numa tal de RG BRAKES.
Mas nada contra a Racer-X, a troca de prepradora foi apenas uma questão de logística e distâncias.
Este post foi editado por coltlancer: 31 maio 2006 - 08:21
#27
Postou 31 maio 2006 - 08:23
Isso mesmo Marçal.. e como o Puppets também já disse..
O valor do torque máximo irá aumentar após a preparação do cabeçote, mas o giro em que ele irá aparecer, será ainda mais tarde....ou ocorrer algo semelhante na curva da potência também e gera uma curva menos agressiva no torque.. É difícil prever como ficará o comportamento sem fazer inúmeros cálculos com todos dados de admissão, escape e perfil dos comandos do motor em questão.
Por exemplo, o XU10J4 da Peugeot(motor multiválvulas bem semelhante ao C20XE da GM, mas ainda com mais fluxo na admissão do cabeçote), tem torque máximo em um regime consideravelmente baixo para um cabeçote de fluxo tão elevado.. ele aparece em apenas 3.000rpm(contra 4.600rpm do XE).. em compensação, a potência máxima vem apenas a 6.500rpm(enquanto no XE já aparece a 6000rpm)..
e Marçal, pq vc não abre um tópico lá na área de projetos do clube? Assim vc coloca todo o histórico do carro detalhado.. passo a passo.. Ficaria bem legal.
Abraços e boa sorte nas mod´s,
Matheus S. Almeida
Entendo .... bom , agora é esperar pra ver o que vai acontecer.
Assim que tiver tudo certinho e documentado com fotos, vou abrir o tópico, pra ficar mais organizado.
#28
Postou 31 maio 2006 - 20:10
Até sexta tenho que quebrar a cabeça pra encaixar a pinça Brembo na manga e na roda sem raspar nada.
#29
Postou 31 maio 2006 - 20:24
...
Mas nada contra a Racer-X, a troca de prepradora foi apenas uma questão de logística e distâncias.
Tá bom... Tudo que tem algo a ver com a Over é suspeito.
Por exemplo, o Led, só não vai pra frente por causa dos caras!
Agora, Sérgio Pires, aí vc apelou...
O cara é fodão! Nunca ouvi falarem contra o cara!
Agora esta birosca anda... Coitado do monzinha de SJK!
Abrax,
#30
Postou 31 maio 2006 - 20:43
Os discos ficarão prontos amanhã: 330 x 30, perfurados e slotados, com cubo central em alumínio trabalhado.
Até sexta tenho que quebrar a cabeça pra encaixar a pinça Brembo na manga e na roda sem raspar nada.
Pinça Brembo, não é RG